Desafio 31 dias de saúde e fitness

31 days challenge health and fitness

Hoje começo o desafio de 31 dias de saúde e fitness.

Porquê?

Porque, se eu sobrevivi a 31 dias criando conteúdo para meu blog diariamente e videos para o canal do youTube, sinto que posso aumentar o nível de sofrimento. (lol)

Durante a semana passada, tentei escrever um post aqui para o blog todos os dias. Talvez não tivesse sido o mesmo tipo de conteúdo – pois admito que estava um pouco cansada das horas da semana anterior – mas fiz o melhor que pude.

Na semana passada, acordava entre as oito e meia e as nove e meia da amnhã, mas sentia-me muito cansada na mesma.

O Mikkel dormia até ás 8:30 – então eu estava sem o”despertador” das sete da matina – e o marido deixava-me dormir também até mais tarde.

Antes, costumava acordar ás 7 da manhã, tratar do menino, de mim e depois tomar o pequeno-almoço. Ás oito e meia sentava-me na secretária, ou na mesa da sala e planeava os videos ou escrevia os posts para o blog.

O facto de acordar ás oito e meia ou nove, atrasava-me imenso no dia e acordava também meio resmungona.

Daí que senti que dormir mais do que o habitual mudou completamente a minha rotina.

Vim a descobrir então que acordar mais cedo, mesmo que se dormisse pouco (ás vezes entre cinco a seis horas), motivava-me mais e deixava-me de melhor humor.

Na segunda, acordei ás sete e meia e hoje ás seis e quarenta e cinco e senti uma diferença enorme no nível de energia que tinha e na clareza mental.

Afinal sou uma “morning-person”.

My 31 days challenge health and fitness

Pequenos passos levam a grandes mudanças.

Como se costuma dizer, define os teus grandes objetivos uma vez, mas tenta atingir pequenos objetivos todos os dias. Assim verás os resultados.

Roma não se fez em dois dias, nem nós mudamos os nossos hábitos de uma dia para o outro, assim que o devemos fazer aos poucos, para nos re-educarmos aos poucos.

Eu não como saudável o tempo inteiro, nem pratico exercício x vezes por semana. Para vos dizer a verdade, ás vezes acho uma “perda de tempo” e um pouco stressante. Mas a ciência prova o contrário, não é.

O dilema é eu querer fazer tanta coisa diariamente, que eu acho que se fizer exercício, fico com menos aquela hora e fico muito cansada. Muito do meu trabalho acontece depois do Mikkel ir dormir e sempre que treino, acabo por adormecer com ele.

Tenho o medo de me sentir esgotada ao final do dia, e não revigorada como devia.

Ah, mas porque não fazes o exercício de manhã?

Porque acho que tenho mais energia por volta das quatro ou cinco da tarde e de manhã, não me peçam para irem treinar porque não vou aparecer. (lol)

Portanto, a minha primeira mudança feita, foi mesmo acordar cedo. Os especialistas dizem que acordar cedo, depois de uma quantidade decente de sono, realmente contribui para A: melhor humor e B: mantêm o peso.

O fato é que dormir mal é um fator de risco, não só se ganha peso, como também nos aumenta o apetite. Damos por nós a comer coisas que não devíamos.

Acordar de manhã cedo é, na verdade, o ponto de partida para o que realmente quero alcançar. Desejo ter o humor mais elevado, sentir-me mais saudável e em forma.

Portanto, para este desafio de 31 dias em Saúde e Fitness terei de:

1- Dormir melhor e acordar cedo

2- Beber mais água

3- Beber menos café (ajudem-me!)

4- Comer mais equilibradamente

5- Mexer-me mais durante o dia

6- Exercitar 30 minutos diariamente

E acho que vou conseguir, pois o primeiro passo é o mais difícil, que é o querer mudar. E outra coisa, quero ver e provar realmente se isto de comermos bem diariamente e treinarmos, realmente faz alguma coisa?

Vocês devem estar a bater com a mão na cabeça e a dizerem “claro que sim!” mas eu quero mesmo me provar que sim, quero ver os resultados daqui a 31 dias.

A minha dieta também é algo que vou ter muita atenção, pois tenho de ver o que realmente funciona comigo a longo prazo.

Às vezes, faço a dieta cetogênica, mas sinto que de cada vez que volto a comer hidratos de carbono (na forma de pão, frutas ou qualquer coisa alta em hidratos) ganho o peso de novo e volto á estaca zero.

E eu acho que isso não é sustentável a longo prazo.

A DIETA CETOGÈNICA NÃO É FÁCIL.

Mas não é tudo más notícias. Eu tenho uma aplicação chamada Lifesum, que eu acho bastante prestativa.

Das vezes que a usei e adicionava o que comia ao longo do dia, via resultados. Ao controlar o que comia, perdia peso, pois não abusava do que comia. Muitas vezes tinha um défice de calorias o que contribuía para a perda de peso, mas sentia-me sempre saciada.

Hoje inseri os meus objetivos novamente e a aplicação aconselhou-me o plano de alimentação limpa, o que eu acho interessante. Agrada-me o facto de poder comer “de tudo”.

Comer limpo é comer alimentos integrais. Em vez de comer alimentos processados, embalados ou enlatados, comer limpo significa escolher alimentos nutritivos, sem o manuseio prévio do homem.

Além de dormir bem, comer mais limpo, estou precisando desesperadamente de começar a mexer-me mais. E bem, eu só preciso de começar a treinar.

My 31 days challenge health and fitness

Portanto, há outra aplicação para isso, desta vez recomendada pela minha amiga, a aplicação Strong and Sxy. Eu gosto da app, mas preciso sentir um pouco de suor na testa e vou praticar um pouco de HIIT também. (intervalos de treino intensos)

E é isso. Hoje é exatamente o meu primeiro dia nos meus 31 dias de desafio de saúde e fitness e comi segundo a app e treinei com o Mikkel durante meia hora. Estou cansada mas sinto-me fresca para continuar a trabalhar esta noite.

Mas, prontos vamos lá continuar com este desafio e estou desejosa de vos contar coisas novas! E vocêm querem-se juntar a mim?

Digam-me, querem também fazer mudanças nas vossas vidas? Em que aspeto?

Um beijo x

Leave a Reply