Como decorar com o estilo Escandinavo

Decorate the Scandinavian way

Tendo morado na Escandinávia há 13 anos, aprendi uma coisa ou duas sobre como decorar ao estilo Escandinavo.

Existem alguns aspectos na maneira como eles decoram, que transforma uma casa numa “casa” aconchegante. Os escandinavos são muito populares devido á abordagem minimalista de como vivem a vida e como vivem em casa. O uso estratégico de alguns objetos aqui e ali é o que realmente faz toda a diferença.

10 maneiras de decorar como os Escandinavos


1. O QUARTO É UM SANTUÁRIO PARA OS SCANDIS

O quarto normalmente tem muito pouco ou nenhum mobiliário e eles prestam atenção à calma que deve ter. As cores usadas são agradáveis ​​e a decoração, mínima. Normalmente, o quarto tem apenas uma cama, duas mesinhas de cabeceira e talvez um armário.


2. Adivinhem o que os Escandinavos adoram comprar mais?

IKEA, exatamente. Você sabe muito bem que os produtos da IKEA não precisam de introdução, pois são bem conhecidos em todo o mundo. Às vezes, você pode reconhecer imediatamente, se um determinado tipo de mobiliário foi comprado na IKEA.

Esse tipo de móvel de “prateleiras” é um produto muito popular entre os Escandinavos. Eu própria, tenho dois deles. Podemos usar como decoracão livros ou recordações de uma maneira muito sofisticada e temos a certeza de que ficará sempre bem.

3. ADORAM EXPRESSAR-SE ATRAVÉS DA ARTE

Estive já em algumas casas para perceber que ter pinturas ou posters gráficos na parede é uma maneira de mostrar como a sua personalidade realmente é. É um meio de se conhecer a pessoa pelo que ela decide pôr na parede na sua casa. No meu caso, eu gosto de ter o mínimo de coisas na parede. Seja aquilo que for, gosto de ter a certeza de que me identifico com a arte.

A loja The Poster Club é definitivamente um lugar em que tenho andando a investigar arte para por nas minhas paredes vazias. Estou á procura de quadros novos para colocar no nosso quarto e esta loja pode ter exatamente o que ando á procura.


4. Eles amam os seus designers

A Dinamarca tem uma reputação de ter muitos e bons designers. Se você é Escandinavo, provavelmente terá um ou alguns objetos de designers conhecidos como Arne Jacobsen ou Piet Hein, o designer da famosa mesa “Eclipse”.

Alguns móveis, candeeiros ou objetos podem ser um pouco caros, mas às vezes você pode encontrar ótimas promoções em lojas de segunda mão ou leilões. Eu pessoalmente, estou a par do que posso encontrar no Lauritz.com. Ás vezes por uma pechincha.

5. Eles começaram a usar móveis mais escuros

Você deve ter notado, especialmente no Instagram e no Pinterest, a mania dos móveis mais escuros, ao contrário da mobília branca. O uso de móveis de carvalho escuro contrastando com interiores claros é uma coisa muito grande na Escandinávia agora (e não só).

6. O CANDEEIRO NO CENTRO DA MESA

Se você tiver uma mesa, terá um candeeiro centrado sobre a mesa. Os Escandinavos adoram reunir-se com as suas famílias e amigos em volta da mesa nas refeições ou até longas horas da noite com vinho, bebidas e muitas, mas muitas batatas fritas e gomas.

Eu até associo vinho com pipocas, batatas fritas ou gomas. É o epítome de uma ótima noite de sexta-feira, admitir. Isto tudo para dizer que as casas escandinavas têm sempre um candeeiro centrado e baixo, projetando luz estratégica para todos em redor da mesa.

7. O BANCO QUE ESTÁ SEMPRE ESGOTADO

Em muitas casas escandinavas, há sempre uma entrada separada das outras divisões. A explicação arquitetônica é que, a sala de entrada é o local onde estará mais frio durante os dias de inverno. A entrada é usada normalmente para tirar os sapatos, pendurar o casaco, colocar as chaves numa tigela sobre uma mesa estreita.

Normalmente, também pode ter um banco assim do estilo acima na imagem. Eu pessoalmente tenho andado á procura de um, para colocar na parte da frente da minha cama. Então, se você conhece uma loja ou vende algo parecido, hit me.

8. A maneira desarrumada, mas arrumada, de se decorar

Então, se você olhar para esta imagem, tudo poderá parecer perfeitamente arrumadinho, certo? Bem, na verdade, vejo algumas coisas na imagem acima que me parecem desarrumadas. Mas, é a maneira Escandinava de decorar.

Nas casas Portuguesas, temos a tendência de fazer as nossas camas de forma perfeita. Ás vezes até usamos 10 almofadas. No entanto, no estilo Escandinavo eles usam apenas dois travesseiros e a cama parece ter sido feita em 10 segundos.

A abordagem deles é extremamente funcional. Se você quiser saber (pelos meus olhos), o que vejo é: uma chávena de café com café lá dentro, um copo de água para beber durante a noite e os livros que você pode estar lendo. Tudo está lá por uma razão e tudo tem uma função.

9. CORES NEUTRAS, CORES NEUTRAS, CORES NEUTRAS

Eu disse cores neutras? Pois, é porque a palette neutra nunca sai de moda no mundo de interiores Escandinavo. Eu pessoalmente, adoro um bom design de interiores usando apenas paredes brancas e algumas peças de mobiliário, apenas com alguns tons mais escuros.

O uso de itens verticais também é muito popular na Escandinávia, utilizando vasos com flores altas e secas. Quando sinto que as coisas estão “muito baixas”, tento encontrar um vaso alto (às vezes com contraste) e adiciono algumas flores altas de cor neutra. Muda completamente o espaco.

10. ESCOLHA LIMITADA DE CORES

Ao decorar segundo o estilo Escandinavo ou Nórdico, a cor da palette tende a ser limitada com apenas 3 ou 4 tons. O uso de cores vivas como o vermelho ou o azul são cores que infelizmente não se vem em muitas casas na Escandinávia. De momento, a tendência é a parede branca com a mobilia um pouco mais escura, contrastando com items de decoracão escuros.

E ESTA FOI A LISTA DE COMO DECORAR SEGUNDO O ESTILO ESCANDINAVO. DE QUAL GOSTASTE MAIS?

Leave a Reply