10 ideias para tratares de ti

10 ideias para tratares de ti

As pessoas mais produtivas na vida não são pessoas que trabalham 24 horas por dia, mas sim pessoas que são altamente organizadas e que têm uma elevada noção de quais as tarefas têm a maior prioridade.

Prioridade é algo bastante relativo. Tudo depende de pessoa para pessoa.

Há o tipo de pessoa que poe a família em primeiro lugar e só são felizes se a família está feliz. Depois há outro tipo de pessoas que são muito orientadas segundo os seus objetivos, muitas das vezes profissionais.

No entanto, sejamos que tipo de pessoa formos, precisamos de tempo para nós. E como é que podemos usufruir desse tempo da melhor forma possível?

Tirei a liberdade de pesquisar e também segundo experiência própria, pus uma lista de coisas que poderão te inspirar:

Desliga as notificações no telemóvel

As notificações no meu telemóvel comandavam a minha vida, interrompendo qualquer coisa que fosse que estivesse a fazer. Mesmo o vibrar ou a luz do telemóvel faziam-me virar a cara com interesse, tirando-me assim a concentração na tarefa.

Acabei por desligar as notificações tanto do Instagram como do Facebook e foi a melhor coisa que fiz. Sentindo que finalmente a social media (esta nova era de social addicts e de gratificação instantânea) não me controlava mais, senti-me mais feliz e relaxada.

Dorme mais horas

Mesmo nesta altura em que não temos de nos levantar às 7 da manhã para nos despacharmos, irmos deixar os meninos á escola e ir para o trabalho, é importante manter uma rotina contínua no que toca a quantas horas dormes.

Se eu acordo por exemplo às 08:30, acho tarde e acho que já tenho o dia desperdiçado. Decido acordar cedo até em dias de fim de semana, pois só assim consigo ser produtiva.

O segredo para acordar cedo (óbvio) é ir para a cama cedo também.

As oito horas são perfeitas para o corpo poder funcionar a 100% e ajudar a que tenhas dias mais produtivos.

Medita, pratica yoga ou exercício

Todos nós sabemos que a prática de exercício nos faz bem e mais felizes. É muito importante metermos uns 15 a 30 minutos de lado no nosso dia para fazermos qualquer tipo de exercício.

Seja físico (por exemplo dançar uma zumbazita) ou mental, como o meditar. Meditar faz-nos bem pois mesmo que não consigamos desligarmo-nos completamente conseguimos relaxar.

Conseguimos finalmente nos concentrarmos e como consequência positiva, pomos as nossas ideias em perspetiva.

Acende uma vela com o teu aroma preferido

Acender uma vela ao fim da noite durante um jantar delicioso e um ótimo copo de vinho ou agua, é uma acão que parece ser bastante simples.

No entanto, experimenta acender uma e com o teu aroma preferido e baixa as luzes. É uma maneira muito boa de descomprimir depois de um dia difícil.

Toma um banho ou um duche demorado e faz a “tua rotina”

Tomar banhos como rotina já todos nós tomamos, mas depois de ter sido mãe e ter experimentado os banhos de 30 segundos, comecei a dar bastante importância a um banho demorado.

Um banho que te deixe a suspirar de alívio do quanto agradável te sentes durante e depois.

Poe-te bonita e cheirosa

Nós estando em casa e não sairmos á rua, temos uma desculpa para não nos pormos bonitas para nós mesmas. Quando olhamos ao espelho e vemos linhas que não gostamos, põe-nos tristes e negativas.

Se tirarmos um tempinho e pusermos um pouco de maquilhagem e arranjarmos o cabelo, ajudará imenso no nosso desempenhar seja profissional seja social, pondo-nos felizes e orgulhosas de nós mesmas.

Vai dar um passeio de 15 minutos (várias vezes ao dia)

Apanhar ar e apanhar um bocado de vitamina D é uma acão que tomamos como certa, mas muitas vezes desconhecemos o bem que nos faz.

O ar fresco ajuda-nos a melhorar a tensão arterial e fortifica o nosso sistema imunitário. Ajuda-nos no metabolismo e dá-nos mais energia, fornecendo-nos uma mente mais clara, melhorando também o nosso humor.

Põe a tua música preferida a tocar

Ouvir música mantém o nosso cérebro ativo no processo de envelhecimento. Ouvir ou até tocar um instrumento musical é ótimo para exercitar o cérebro.

Pesquisas científicas mostram que ouvir musica poe-nos mais felizes, menos ansiosos, pode até ajudar em lidar com dor, melhora a nossa qualidade de sono e a nossa memória.

Come alimentos que sejam bem nutritivos – evita o excesso de hidratos de carbono, particularmente o açúcar

Ao ingerirmos alimentos que sejam mais atrativos (os mais coloridos da pirâmide alimentícia) poe-nos com o humor melhor.

Muitas pessoas não percebem a razão de se sentirem tão em baixo quando tudo na vida lhes corre bem e não fazem ideia de que talvez uma mudança nos alimentos que ingerem, faria uma diferença enorme.

Os hidratos de carbono (os maus) são muito altos em calorias e fornecem um valor muito baixo de nutrição.

Arruma a casa antes de te deitares

A última coisa que fazes é a primeira coisa que notas no dia a seguir. A cozinha arrumada, os pratos lavados, o chão aspirado e muito importante a tua secretaria arrumada e organizada.

Há uma frase que digo muitas vezes tanto a mim mesma como a outras pessoas, não deixes para amanhã o que possas fazer hoje.

Arrumar a casa antes de me deitar é uma tarefa que acho muito importante para o meu desempenho no dia a seguir.

Se acordar com a casa desarrumada, o meu nível de cortisol aumenta e sinto que o tempo que passo a limpar a casa durante o dia é tempo desperdiçado.

E aqui vos deixo com um video no IGTV a fazer algo que já há muito nao fazia. E soube-me tão bem.

Tomar conta de mim mesma.

Follow:

Leave a Reply

%d bloggers like this: