10 ideias para estarmos em casa, mais felizes

“Seja aquilo que escolhemos fazer, que seja com gosto, para tornar esta tempo mais agradável”.

1. Trata de ti

Mesmo que estejamos “fechados” em casa, tal não significa que nos devemos descurar. Tratarmos de nós mesmos ajuda-nos a passar o tempo e levanta-nos o astral. Podes tratar de ti a nível estético como por exemplo cortar o cabelo, ou pintá-lo, fazer as unhas, ganhar cor com um bronze de inveja, tirar uma hora só mesmo para te sentires melhor contigo próprio.

Se sentes um turbilhão na tua mente devida á situação e queres-te desligar, a solução é meditar. Meditar também ajuda a pôr as nossas ideias em perspetiva e quem sabe não nos dê uma boa epifania? Simplesmente explica á esposa/namorada/colega/amiga que precisas de um tempinho para ti e que possa tomar as rédeas (isto caso tenhas filhos).

2- Começa algo novo

Na minha mais humilde opinião, a quarentena devia ser um tempo de mudança, de renovação ou até de preparação. Depois de uns dias, encher o bandulho e ver horas sem fim de Netflix torna-se “velho” e a regra geral é que começamos a pensar em nós mesmos e no nosso estado mental.

Uma coisa que nos pode ajudar a passar o tempo ou até para ficarmos mais positivos é começar algo novo.

Novo, como aprender uma nova língua ou até melhorar uma que nós já sabemos.

É escaparmo-nos literariamente, como começar um blog, escrever um livro ou mesmo até um diário pessoal. É tirarmos um curso (na tua área ou noutra que aches que tenha saída neste novo mundo).

É fazer trabalhos manuais (como tarefas “faz tu mesmo” ou até algo que quem sabe as pessoas possam gostar e comprem).É plantar no jardim ou na horta. Ou até começarmos um negócio.

Seja aquilo que fôr, que nos tire da mente o medo do futuro. Que nos faça ficar em casa, mas que nos dê prazer em fazer algo que gostemos. Tal é uma mais valia para que o tempo se torne produtivo e agradável.

3- Pratica exercício

Estarmos “fechados” em casa em quarentena ou voluntariamente por longos e indeterminados períodos de tempo, pode-se tornar aborrecido.

Se tens uma família e crianças para ensinar ou a casa para limpar 3500 vezes ao dia, tu precisas de um escape.

E qual o melhor escape para que libertemos a ansiedade e as nossas frustrações? Exercício.

Exercício é um meio incrível para a luta contra a depressão, promovendo todo o tipo de mudanças no cérebro, incluindo o crescimento neurológico, a redução de inflamação. Novos padrões na atividade cerebral promove sentimentos de calma e bem-estar.

Como vocês sabem o exercício em si liberta endorfinas, que são químicos potentes no cérebro e que energizam o teu espírito, fazendo-te sentir bem e feliz.

Exercício é em si também uma distração, ajudando a quebrar o ciclo de pensamentos negativos que possam causar depressão e pessimismo.

4- Faz uma festa com os teus amigos ou com família

Ora, nos tempos de hoje a distância social é o melhor meio de luta na mitigação do Corona vírus.

A quarentena ou o isolamento voluntário não tem de ser deprimente, nem tão pouco te devias sentir sozinho.

As saudades estão a começar-se a sentir, tanto de amigos como da nossa família e uma das soluções para a luta contra a solidão e sentirmos que não, não estamos sozinhos, é uma festa.

O não nos podermos ver um ao outro, não significa que não festejemos.

Agarra no teu smartphone ou no teu pc, reúne todos os teus amigos num grupo no Facebook e convida-os para a tua festa.

Dia X, a tais horas juntem-se todos no Skype ou no Google Hangouts e “go crazy”. Seja um jantar ou juntarem-se todos a beber uns copos de vinho ou cerveja e falar de tudo e mais alguma coisa é definitivamente uma ótima ideia para uma noite fantástica.

5- Faz uma viagem

O início do ano 2020 revelou-se no mínimo complicado. Fazermos as coisas que mais ansiávamos desde 2019, como por exemplo fazer uma viagem, está de momento fisicamente fora de questão.

Visitar novos países, novas culturas e descobrir novas paisagens faz duma viagem algo revigorante. No entanto, viajar de momento é difícil, senão impossivel.

Mas felizmente com o avanço da tecnologia podemos “ir onde quisermos”. pois o Google Earth possibilita-te desde a tua sala visitares sítios incríveis.

Faz o download da aplicação no teu pc ou até no teu smartphone e podes viajar até á Muralha da China, a Bora Bora, ao Rio de Janeiro e até aos Himalaias. Boa viagem!

6- Organiza a tua casa ou a tua vida

Uma das coisas a que nós nos podemos dedicar de momento, é a nós mesmos. Quando andávamos muito ocupados com o trabalho, a nossa vida social e familiar, quase que não tínhamos tempo para nos organizarmos e tornava-se bastante stressante.

Podemos organizar a nossa vida em termos económicos, pôr a contabilidade em dia ou fazer o budget para as semanas que se avizinham.

Tens trabalho para fazer em casa, mas ao mesmo tempo tens de tratar da casa e da família, ora um planner para organizares os teus dias seria a solução.

Planeia a tua vida para que no fim do dia não te sintas “burned out”.

Em termos da casa, há muitas coisas que se têm acumulado ao longo dos anos e que de momento é a altura perfeita para nos organizarmos.

Seja o guarda-roupa, gavetas, dispensa, a garagem, se precisarem de uma arrumação, força.

Para o teu guarda roupa, podes fazer a limpeza de Primavera e um conceito genial para te ajudar é definitivamente o método Kon Mari, de Marie Kondo.

Podes assistir á serie dela no Netflix e aprenderes como arrumar a “tua vida”.

7- Assiste a um concerto

Umas das tendências que tenho visto ultimamente no Instagram é a de cantores ou bandas fazerem uma performance “intimas” ao vivo para milhares, senão milhões de pessoas.

Eu pessoalmente acho genial, o poder sentir juntamente com milhares de outras pessoas e poder comentar ao vivo o talento incrível dos artistas.

Se quiseres assistir a estes concertos, vai ao Instagram e escreve #concerto nos posts ou na IGTV e diverte-te. É só fora deste mundo.

8- Visita um museu

Felizmente com a era digital, tornou-se possível visitarmos sítios inacreditáveis do conforto do nosso sofá.

Hoje em dia podemos “caminhar” pelo Louvre em Paris e admirar artefactos históricos, até a Mona Lisa, podemos subir a rampa do Guggennheim e deslumbrarmos-mos com a sua arquitetura icónica e até “passear” lado a lado aos dinossauros no museu Smithsonean.

9- Aproveita este tempo com a tua família

Lembram-se de quando nós jogávamos ao Monopólio horas a fio? Eu tenho saudade dos tempos onde gritávamos um com os outros a quem fazia batota nos jogos de tabuleiro ou de cartas.

Uma ótima atividade para fazermos em família é juntarmos-mos numa mesa, pôr as tacas de pipocas no meio e abrirmos os nossos jogos de quando eramos miúdos.

É uma forma ótima de passar o tempo e de nos darmos a conhecer realmente uns aos outros.

Tens jogos de tabuleiro como o Monopólio, Cluedo, o Xadrez, a Batalha Naval e se não for irónico o suficiente, o jogo Pandemia (pandemic) que nem sabia que existia e até acho um bocadinho cruel, tendo em consideração, mas se quiseres ser herói e salvar as pessoas, então devias experimentar jogar.

10- Enfia-te na cozinha

Cozinhar é considerado terapêutico e pode ser utilizado como uma estratégia eficaz para combater depressões, ansiedade e outras condições relacionadas com o foro psicológico.

A liberdade de podermos nos expressar criativamente com pratos alimentares faz-nos sentir que finalmente obtemos aquele controlo na nossa vida que tanto desejamos.

A tarefa de cozinhar algo para nós ou para a família/amigos é uma tarefa de ativação, o que significa que é uma tarefa que requer a prática constante para atingir metas. Isto é, quando cozinhamos, não deixamos as coisas a meio de fazer, existe um início, um meio e um fim.

Não tens de esperar longas horas ou dias para finalmente concretizares o prato que começaste.

Tu tens de terminar a tarefa, ou seja, cozinhar um prato delicioso. Mesmo que não seja delicioso, foi algo que acabaste por realizar, e tal deixa-te com um sentimento que foste produtivo.

Cozinhar é um perfeito exemplo para nos deixar mais relaxados, bem como sentirmo-nos realizados com nós mesmos.

Leave a Reply

%d bloggers like this: